ESPM encerra em 16 de Agosto Inscriçoes de 2006 para Criativos
PORTFOLIO PARA REDATORES E DIRETORES DE ARTEObjetivos do curso: Desenvolver as aptidões e técnicas de quem deseja trabalhar em criação publicitária como redator ou diretor de arte. Formar diretores de arte e redatores. O aluno aprende criação na prática e, em 10 meses, monta seu próprio portfolio sob a orientação dos melhores profissionais do mercado. Ao final do curso, o aluno recebe, junto com o certificado , uma pasta de portfolio com a logo da Escola de Criação.
Público-alvo: Estudantes de comunicação ou design; profissionais em início de carreira; pessoas que procuram aprimorar seu potencial criativo nas áreas de redação publicitária e direção de arte.
Diferenciais: O Portfolio foi o primeiro curso no gênero a ser lançado no Brasil e, ainda hoje, tem programa e formato diferenciados e exclusivos Em seus 8 anos e 16 turmas, tem ex-alunos colocados em praticamente todas as agências do Rio. É um curso que o mercado recomenda e que tem recebido alunos de diversas cidades e mesmo de outros países. Os alunos têm a sua disposição, além de professores que são profissionais reconhecidos pelo seu talento e experiência, uma infra-estrutura de ponta, que inclui estúdios de som ,vídeo e foto, laboratórios de Mac equipados com IMacs G5 - todos funcionando também como ilhas de edição e sonorização - e últimas versões dos programas. Os trabalhos finais dos alunos, que vão compor sua pasta, são avaliados pelos diretores de criação das principais agências . Além da pasta que o aluno monta ao longo do curso, os que se destacarem têm ainda a oportunidade de conquistar um troféu " Portfolio de Ouro", que os diferencia dos demais junto ao mercado.
Corpo docente: Todos os professores do curso são profissionais reconhecidos no mercado. Além disso, participam do curso, no seu último módulo, diretores de criação das melhores agências do Rio. (Veja currículo dos professores no final desta página)
Requisitos: Não é necessária a formação superior, mas o candidato deverá ter noções básicas de computação (pode ser em Pc ou Mac) e talento criativo.
Duração do Curso: 10 meses. (380h/a)
Dias e Horários: de segunda a quinta, das 19h às 21h45 . Eventualmente poderão ocorrer aulas às sextas.
Início da próxima turma: 21 de agosto de 2006
Investimento: À vista, com 10% de desconto R$ 7.225,00 ou R$ 8.028,00 em 12 parcelas de R$ 669,00 (seiscentos e sessenta e nove reais) , a primeira no ato da matrícula com vencimento no primeiro dia de aula e as demais em cada mês subseqüente (em forma de boleto bancário).
Descontos para alunos e ex-alunos da ESPM/RJ.
Inscrição para o processo seletivo
Abertura : 1 de abril de 2006
Término: 16 de agosto de 2006
Local:
Selecionar: Unidade Rio de Janeiro ( campo superior à esquerda)
Clicar : Escola de Criação
Clicar : Portfolio para Redatores e Diretores de Arte
Clicar : Processo seletivo
Taxa de inscrição : Não há.
Processo Seletivo: Entrevista e teste de criatividade.Os alunos serão chamados pela data de inscrição até o preenchimento das vagas. Alunos de outras cidades ou países farão o processo seletivo via Internet.
Matrícula: Após a aprovação no processo seletivo, o candidato deverá comparecer à secretaria da ESPM com os seguintes documentos: cópia do RG, do CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e uma foto 3x4. A efetivação da matrícula só ocorre após o pagamento da primeira parcela do curso . As demais parcelas serão cobradas através de boleto bancário com vencimento no dia 5 de cada mês.
Alunos de outras cidades poderão fazer a matrícula pela Internet e pagar a primeira parcela através de depósito bancário, enviando comprovante via fax para nosso Depto. Financeiro. (021 - 2106 2000).
Depósito em conta ou DOC para:
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
CNPJ: 61.825.675-0002-45
Banco Real 356
Agência: 0462-1
Conta Corrente: 7710291-9
Outras informações:
Contatos: 21 3523-2323 - cursos@espm.br
Máximo de alunos por classe: 40 (2 alunos por Macintosh)
Mínimo de alunos por classe: 15
A ESPM reserva-se o direito de não abrir turmas com menos de 15 alunos.
O certificado e a pasta do portfolio serão entregues após o pagamento da última parcela.
As aulas acontecem na sede da ESPM localizada na Rua do Rosário, 90 - Centro
Programa do curso
Princípios da Comunicação (18 h/a)
Dar ao participante informações sobre o mercado publicitário, sobre a agência , sua função como fornecedora de serviços de comunicação, seus departamentos e processos e as interfaces com o cliente, veículos e fornecedores. Descrever o cenário onde o profissional de criação estará inserido. Compreender o problema da comunicação. A pesquisa de mercado como uma das bases para o trabalho da criação. A criatividade em mídia. O negócio da propaganda x a idéia criativa. A agência hoje e a agência do futuro.
Planejamento de Comunicação (18 h/a)
Transmitir noções de planejamento e um modelo prático, passo a passo, para elaboração de planos de comunicação, visando chegar aos conceitos criativos. A ferramenta e o ato de planejar. O ciclo do planejamento. A segmentação. O posicionamento. A comunicação das marcas
Computação Gráfica - Programas Gráficos no Macintosh (63 h/a)
Ensinar as noções básicas do computador Macintosh e dos softwares mais utilizados em agências de propaganda e estúdios de criação ( Photoshop, QuarkXPress, Free Hand) , possibilitando ao aluno elaborar produtos gráficos.. Os alunos serão treinados em laboratórios de Macintosh equipados com IMacs G5 e últimas versões dos softwares utilizados.
Layout e Direção de Arte (60 h/a)
Apresentar ao aluno os princípios básicos do design gráfico, da direção de arte e suas aplicações na criação publicitária. Desenvolver a habilidade de interagir formatos, tipografia e imagens na solução de problemas de comunicação. Composição do layout. Elementos gráficos e suas propriedades. Alfabeto e tipografia. Papel do diretor de arte. Teoria das cores. Fotografia. Ilustração. Tipos de impressão. Fotolito e gráfica. Do briefing à criação.
Produção Gráfica (27 h/a)
Dar aos alunos capacidade para solucionar problemas de produção gráfica e acompanhar o processo produtivo buscando a qualidade total no monitoramento de cada etapa. Elementos da finalização. Tipologia e composição. Fotorreprodução. Tipos de papéis e outros suportes. Matrizes e provas. Sistemas de impressão. Acabamento.
Redação Publicitária I (30 h/a)
Capacitar o aluno a ajustar a linguagem e a informação a ser veiculada à experiência e à capacidade intelectual do target; usar técnicas capazes de tornar o texto criativo e rico em expressividade; praticar processos de composição próprios de cada tipo de midia utilizada na veiculação do texto publicitário. Treinar a criação de textos para as diversas mídias impressas, jingles e spots, roteiros para filmes e comerciais.
Redação Publicitária II (30 h/a)
Estimular os alunos a aplicar, da melhor maneira, as habilidades e técnicas adquiridas para desenvolver conceitos e criar anúncios, campanhas e peças para as diversas mídias.
Aumentar a compreensão a respeito do planejamento de comunicação, possibilitando uma maior interferência criativa sobre ele. Criar conceitos, títulos e textos para as diversas mídias.
Fotografia Publicitária (30 h/a)
Introduzir os alunos às técnicas de fotografia de publicidade e sua aplicação nos diversos meios.Princípios da fotografia e sua evolução.Câmeras. Luz. Filmes. Estúdio. Laboratório. Fotografia digital. Materiais gráficos. Manipulação digital.
Produção para TV (30 h/a)
Transmitir aos alunos as etapas, técnicas e procedimentos da produção do filme publicitário, de modo a capacitá-los para criar com pertinência e consciência do processo. O aluno terá contato com os programas Final Cut e After Effects. Produção do filme publicitário. Fotografia de cinema e vídeo. Direção de filme publicitário.Pós-produção. Roteiro.Vídeo design e motion graphics.
Propaganda na Web (15 h/a)
Introduzir os participantes do curso à Internet como ferramenta de trabalho e nova mídia, tornando-os familiarizados com suas possibilidades. Os alunos estarão capacitados a pensar em soluções para web sabendo quando e como utilizar os recursos disponíveis no mercado. Características dessa nova mídia. Tipos de peças. Produtoras e portais.As ferramentas de trabalho. Criatividade como diferencial.
Criação das Campanhas Finais (10 semanas)
Os alunos criam campanhas com base em briefings reais passados por diretores de criação das principais agências e são avaliados por eles. Com essas campanhas e outros trabalhos desenvolvidos ao longo do curso, montam suas pastas de portfolio.
Público-alvo: Estudantes de comunicação ou design; profissionais em início de carreira; pessoas que procuram aprimorar seu potencial criativo nas áreas de redação publicitária e direção de arte.
Diferenciais: O Portfolio foi o primeiro curso no gênero a ser lançado no Brasil e, ainda hoje, tem programa e formato diferenciados e exclusivos Em seus 8 anos e 16 turmas, tem ex-alunos colocados em praticamente todas as agências do Rio. É um curso que o mercado recomenda e que tem recebido alunos de diversas cidades e mesmo de outros países. Os alunos têm a sua disposição, além de professores que são profissionais reconhecidos pelo seu talento e experiência, uma infra-estrutura de ponta, que inclui estúdios de som ,vídeo e foto, laboratórios de Mac equipados com IMacs G5 - todos funcionando também como ilhas de edição e sonorização - e últimas versões dos programas. Os trabalhos finais dos alunos, que vão compor sua pasta, são avaliados pelos diretores de criação das principais agências . Além da pasta que o aluno monta ao longo do curso, os que se destacarem têm ainda a oportunidade de conquistar um troféu " Portfolio de Ouro", que os diferencia dos demais junto ao mercado.
Corpo docente: Todos os professores do curso são profissionais reconhecidos no mercado. Além disso, participam do curso, no seu último módulo, diretores de criação das melhores agências do Rio. (Veja currículo dos professores no final desta página)
Requisitos: Não é necessária a formação superior, mas o candidato deverá ter noções básicas de computação (pode ser em Pc ou Mac) e talento criativo.
Duração do Curso: 10 meses. (380h/a)
Dias e Horários: de segunda a quinta, das 19h às 21h45 . Eventualmente poderão ocorrer aulas às sextas.
Início da próxima turma: 21 de agosto de 2006
Investimento: À vista, com 10% de desconto R$ 7.225,00 ou R$ 8.028,00 em 12 parcelas de R$ 669,00 (seiscentos e sessenta e nove reais) , a primeira no ato da matrícula com vencimento no primeiro dia de aula e as demais em cada mês subseqüente (em forma de boleto bancário).
Descontos para alunos e ex-alunos da ESPM/RJ.
Inscrição para o processo seletivo
Abertura : 1 de abril de 2006
Término: 16 de agosto de 2006
Local:
Selecionar: Unidade Rio de Janeiro ( campo superior à esquerda)
Clicar : Escola de Criação
Clicar : Portfolio para Redatores e Diretores de Arte
Clicar : Processo seletivo
Taxa de inscrição : Não há.
Processo Seletivo: Entrevista e teste de criatividade.Os alunos serão chamados pela data de inscrição até o preenchimento das vagas. Alunos de outras cidades ou países farão o processo seletivo via Internet.
Matrícula: Após a aprovação no processo seletivo, o candidato deverá comparecer à secretaria da ESPM com os seguintes documentos: cópia do RG, do CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e uma foto 3x4. A efetivação da matrícula só ocorre após o pagamento da primeira parcela do curso . As demais parcelas serão cobradas através de boleto bancário com vencimento no dia 5 de cada mês.
Alunos de outras cidades poderão fazer a matrícula pela Internet e pagar a primeira parcela através de depósito bancário, enviando comprovante via fax para nosso Depto. Financeiro. (021 - 2106 2000).
Depósito em conta ou DOC para:
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
CNPJ: 61.825.675-0002-45
Banco Real 356
Agência: 0462-1
Conta Corrente: 7710291-9
Outras informações:
Contatos: 21 3523-2323 - cursos@espm.br
Máximo de alunos por classe: 40 (2 alunos por Macintosh)
Mínimo de alunos por classe: 15
A ESPM reserva-se o direito de não abrir turmas com menos de 15 alunos.
O certificado e a pasta do portfolio serão entregues após o pagamento da última parcela.
As aulas acontecem na sede da ESPM localizada na Rua do Rosário, 90 - Centro
Programa do curso
Princípios da Comunicação (18 h/a)
Dar ao participante informações sobre o mercado publicitário, sobre a agência , sua função como fornecedora de serviços de comunicação, seus departamentos e processos e as interfaces com o cliente, veículos e fornecedores. Descrever o cenário onde o profissional de criação estará inserido. Compreender o problema da comunicação. A pesquisa de mercado como uma das bases para o trabalho da criação. A criatividade em mídia. O negócio da propaganda x a idéia criativa. A agência hoje e a agência do futuro.
Planejamento de Comunicação (18 h/a)
Transmitir noções de planejamento e um modelo prático, passo a passo, para elaboração de planos de comunicação, visando chegar aos conceitos criativos. A ferramenta e o ato de planejar. O ciclo do planejamento. A segmentação. O posicionamento. A comunicação das marcas
Computação Gráfica - Programas Gráficos no Macintosh (63 h/a)
Ensinar as noções básicas do computador Macintosh e dos softwares mais utilizados em agências de propaganda e estúdios de criação ( Photoshop, QuarkXPress, Free Hand) , possibilitando ao aluno elaborar produtos gráficos.. Os alunos serão treinados em laboratórios de Macintosh equipados com IMacs G5 e últimas versões dos softwares utilizados.
Layout e Direção de Arte (60 h/a)
Apresentar ao aluno os princípios básicos do design gráfico, da direção de arte e suas aplicações na criação publicitária. Desenvolver a habilidade de interagir formatos, tipografia e imagens na solução de problemas de comunicação. Composição do layout. Elementos gráficos e suas propriedades. Alfabeto e tipografia. Papel do diretor de arte. Teoria das cores. Fotografia. Ilustração. Tipos de impressão. Fotolito e gráfica. Do briefing à criação.
Produção Gráfica (27 h/a)
Dar aos alunos capacidade para solucionar problemas de produção gráfica e acompanhar o processo produtivo buscando a qualidade total no monitoramento de cada etapa. Elementos da finalização. Tipologia e composição. Fotorreprodução. Tipos de papéis e outros suportes. Matrizes e provas. Sistemas de impressão. Acabamento.
Redação Publicitária I (30 h/a)
Capacitar o aluno a ajustar a linguagem e a informação a ser veiculada à experiência e à capacidade intelectual do target; usar técnicas capazes de tornar o texto criativo e rico em expressividade; praticar processos de composição próprios de cada tipo de midia utilizada na veiculação do texto publicitário. Treinar a criação de textos para as diversas mídias impressas, jingles e spots, roteiros para filmes e comerciais.
Redação Publicitária II (30 h/a)
Estimular os alunos a aplicar, da melhor maneira, as habilidades e técnicas adquiridas para desenvolver conceitos e criar anúncios, campanhas e peças para as diversas mídias.
Aumentar a compreensão a respeito do planejamento de comunicação, possibilitando uma maior interferência criativa sobre ele. Criar conceitos, títulos e textos para as diversas mídias.
Fotografia Publicitária (30 h/a)
Introduzir os alunos às técnicas de fotografia de publicidade e sua aplicação nos diversos meios.Princípios da fotografia e sua evolução.Câmeras. Luz. Filmes. Estúdio. Laboratório. Fotografia digital. Materiais gráficos. Manipulação digital.
Produção para TV (30 h/a)
Transmitir aos alunos as etapas, técnicas e procedimentos da produção do filme publicitário, de modo a capacitá-los para criar com pertinência e consciência do processo. O aluno terá contato com os programas Final Cut e After Effects. Produção do filme publicitário. Fotografia de cinema e vídeo. Direção de filme publicitário.Pós-produção. Roteiro.Vídeo design e motion graphics.
Propaganda na Web (15 h/a)
Introduzir os participantes do curso à Internet como ferramenta de trabalho e nova mídia, tornando-os familiarizados com suas possibilidades. Os alunos estarão capacitados a pensar em soluções para web sabendo quando e como utilizar os recursos disponíveis no mercado. Características dessa nova mídia. Tipos de peças. Produtoras e portais.As ferramentas de trabalho. Criatividade como diferencial.
Criação das Campanhas Finais (10 semanas)
Os alunos criam campanhas com base em briefings reais passados por diretores de criação das principais agências e são avaliados por eles. Com essas campanhas e outros trabalhos desenvolvidos ao longo do curso, montam suas pastas de portfolio.
Fonte: ESPM
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home