quinta-feira, agosto 17, 2006

Investigado risco de incêndio em baterias da Sony


A Comissão de Segurança de Produtos ao Consumidor dos Estados Unidos (CPSC, na sigla em inglês) decidiu abrir uma investigação para verificar se baterias para laptop produzidas pela Sony podem oferecer risco de incêndio.


A decisão foi divulgada dois dias depois de a DELL, maior fabricante de computadores do mundo, anunciar um recall de 4,1 milhões de baterias para seus laptops devido a risco de incêndio, na última terça-feira.

As baterias de íon de lítio são fabricadas pela SONY. A CPSC pretende verificar se, usadas em outras marcas de computador, essas baterias oferecem o mesmo risco.

A SONY afirmou que não pode divulgar os nomes das outras empresas que utilizam suas baterias, por razões legais.

No entanto, as fabricantes de computadores Fujitsu e Lenovo Group Ltda disseram que usam as baterias da Sony em alguns de seus produtos, mas que seus laptops foram projetados para evitar superaquecimento.

Ambas as empresas afirmaram que não vão fazer recall de baterias.

A Hewlett-Packard também disse que não foi afetada pelo recall, pois não usa baterias Sony em seus notebooks.

Sem notícia de incidentes

A Sony afirmou que usa as baterias em alguns de seus notebooks Vaio.

"Alguns notebooks da série Vaio utilizam as baterias em questão, mas até o momento não temos qualquer notícia de incidentes relacionados a esses produtos", disse uma porta-voz da empresa.

"A Sony Vaio tem seu próprio design no que diz respeito a tecnologia de segurança, e a empresa considera que não há risco de emissão de fumaça ou de fogo nesses produtos."

"O sistema de carregamento de baterias que a Sony Vaio utiliza é diferente daquele usado pela Dell", afirmou a porta-voz.

A representante da empresa disse ainda que a falha estava provavelmente relacionada à maneira como a Dell integrou a bateria a seus laptops.

As baterias de íon de lítio da Sony foram usadas nos laptops da Dell vendidos entre abril de 2004 e julho de 2006, entre eles os modelos Latitude, Inspiron, XPS e Precision.

Maior recall da história

Conforme um porta-voz da Dell, o problema afetou aproximadamente 15% das baterias vendidas pela empresa no período.

O recall foi anunciado depois de a empresa ter tomado conhecimento de seis casos confirmados de superaquecimento ou incêndio em seus produtos.

A empresa oferece aos consumidores afetados substituição gratuita dos produtos.

Segundo a agência americana responsável pela segurança do consumidor, este é o maior recall de produtos eletrônicos da história.

A CPSC disse ter identificado 339 incidentes entre 2003 e 2005 nos quais houve superaquecimento de baterias de lítio usadas em laptops ou telefones celulares - não apenas nos produtos da Dell.

Fonte: BBC Brasil.com